Acervo

A coleção da Biblioteca contêm diferentes tipos de materiais de informação que atendem às atividades de ensino, pesquisa e extensão desenvolvidos pela FESAR.
De livre acesso, todo o acervo encontra-se a disposição de alunos, professores, funcionários e comunidade, para consulta. Seu catálogo pode ser consultado pela Internet através do site da instituição, por meio de login e senha de usuário.

O acervo é formado por:

Obras clássicas

Bibliografia básica

Bibliografia complementar

Organização do acervo

A organização do acervo contempla os seguintes critérios: para classificação usa-se a Classificação Decimal de Dewey (CDD); para notação de autor a tabela de Cutter Sanborn. Para indexação, vocabulários controlados disponíveis na rede de computadores: Rede Pergamum, Biblioteca Nacional (BN) e Library of Congress (LC). A base para a catalogação é o nível 2 do Código de Catalogação Anglo-Americano (AACR2). Como formato bibliográfico de catalogação legível por computador é utilizado MARC 21 – formato este adotado internacionalmente como padrão de representação e exportação de dados bibliográficos.

A alimentação dos dados dos materiais em processo de preparo técnico é realizada diretamente nas telas do Módulo de Catalogação do Sistema Giz Biblioteca, com o uso de fichas catalográficas do acervo, previamente elaboradas.

O acervo da Biblioteca está totalmente tombado, informatizado no Sistema AIX/ Módulo Giz Biblioteca e identificado com etiquetas de identificação na lombada das obras e códigos de barras na segunda capa.

O catálogo do acervo está disponível para consultas via internet pelo endereço eletrônico: www.fesar.com.br/portal/webgiz

Os livros estão dispostos nas estantes por ordem crescente de classificação, de acordo com a CDD - Classificação Decimal de Dewey, que classifica as áreas do conhecimento em 9 classes, sendo elas:

Composição do acervo

O acervo da Biblioteca compreende títulos de livros; periódicos (revistas) nacionais e estrangeiros, impressos e online; obras de referência, multimeios e materiais especiais.

Com relação aos jornais e revistas a biblioteca mantém a assinatura dos principais títulos de circulação nacional, estadual e regional que possuem entrega na cidade. As assinaturas de periódicos específicos são adquiridas e/ou renovadas a cada semestre, por indicação das coordenações de curso. É observado na seleção dos periódicos a serem adquiridos a classificação da CAPES (Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior).

As obras clássicas, dicionários e enciclopédias são adquiridas através de solicitação das coordenações de curso.

As mídias digitais (E-books, DVD´s CD´s,) são adquiridas obedecendo à proposta dos projetos pedagógicos e indicados pelos coordenadores. São adquiridos quando comprovada a necessidade de tais recursos para o desenvolvimento do ensino, pesquisa e extensão dentro das seguintes condições: quando os equipamentos necessários para sua utilização existirem na Biblioteca ou estiverem em vias de serem adquiridos; quando a adequação do formato físico ao conteúdo do material.

Biblioteca em números

Atualmente as obras existentes na Biblioteca FESAR, equivalem a um total de 4. 484 títulos e 22.056 exemplares de materiais

Livros

2.733
Títulos
18.535
Exemplares

Obras de referência

13
Títulos
54
Exemplares

Periódicos impressos

179
Títulos
1.762
Exemplares

Periódicos online

494
Títulos

Materiais Especiais e Multimeios como TCC’s, CD’s e DVD’s

1.025
Títulos
1.211
Exemplares