O que é

a Comissão Própria de Avaliação?

Com o objetivo de coordenar e articular o processo interno de avaliação, bem como sistematizar e disponibilizar informações e dados, foi instituída pela FESAR uma comissão de Auto avaliação.

Composta por representantes de todos os segmentos da comunidade universitária e da sociedade civil organizada, ao final do Processo de auto avaliação, a C.P.A prestará contas de suas atividades aos órgãos colegiados superiores, apresentando relatórios, pareceres e, eventualmente, recomendações. Busca-se com isso resultados que visem a melhoria da qualidade acadêmica e o desenvolvimento institucional pela análise consciente das qualidades, problemas e desafios para o presente e futuro.

INFORMAÇÕES

Coordenador

Fale com a coordenador

94.3424-5133/1304

E-mail

cpa@fesar.com.br

FORMULÁRIO AVALIATIVO 2019

Todos os membros da comunidade educativa – professores, estudantes, técnicos – administrativos ex-alunos e outros grupos sociais relacionados estão chamados a se envolver nos processos avaliativos para a Integração, articulação e participação.

Além do objetivo principal que é oferecer os dados que o MEC considera determinantes para a fiscalização das Instituições de Ensino Superior vamos poder trabalhar os elementos obtidos em pesquisa e entrevistas para planejar os passos futuros. O que queremos o que poderemos realizar e como nos organizaremos em termos de ações administrativas e educacionais.

A auto avaliação deve ser um processo cíclico, de reflexão e autoconsciência institucional. Criativo e renovador de análise e síntese das dimensões que definem a instituição. Um processo em que quem participa conquista direitos.

A avaliação engloba dimensões como ensino, produção acadêmica, extensão e gestão universitária, e seus índices são expressos quantitativa e qualitativamente. As dimensões avaliadas são:

  1. Missão, Plano de Desenvolvimento Institucional;
  2. Políticas para o ensino, a pesquisa, a pós-graduação, a extensão;
  3. Responsabilidade social da instituição, considerada especialmente no que se refere à sua contribuição, e relação à inclusão social e ao desenvolvimento econômico social;
  4. Comunicação com a sociedade;
  5. Políticas de pessoal, de carreira do corpo docente e corpo técnico-administrativo e as condições de trabalho;
  6. Organização e gestão da instituição;
  7. Infraestrutura física, especialmente a de ensino e de pesquisa, biblioteca, recursos de informação e comunicação;
  8. Planejamento e avaliação, especialmente em relação aos processos, resultados e eficiência da auto avaliação institucional;
  9. Política de atendimento aos estudantes;
  10. Sustentabilidade financeira, tendo em viés o significado social da continuidade dos compromissos na oferta da educação superior.

Lei nº 10861 (14/04/04), art 11, institui a Comissão Própria de Avaliação (CPA).
Atribuições:

  • Condução dos processos internos de avaliação;
  • Sistematização e prestação das informações solicitadas pelo MEC/INEP, obedecendo as seguintes diretrizes;
  • Constituição por ato do dirigente máximo da instituição;
  • Assegurada à participação de todos os segmentos da comunidade universitária e da sociedade civil organizada, sem maioria absoluta de um dos segmentos;
  • Atuação autônoma em relação aos conselhos e demais órgãos colegiados.

Funções

Coordenar e articular o processo interno de avaliação da IES;

Composição

Representantes de todos os segmentos da comunidade universitária e também da sociedade civil organizada.

Avaliação

docentes, discentes e técnicos administrativos

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Docente

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Discente

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Técnico Administrativo

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