Todos os membros da comunidade educativa – professores, estudantes, técnicos – administrativos ex-alunos e outros grupos sociais relacionados estão chamados a se envolver nos processos avaliativos para a Integração, articulação e participação.
Além do objetivo principal que é oferecer os dados que o MEC considera determinantes para a fiscalização das Instituições de Ensino Superior vamos poder trabalhar os elementos obtidos em pesquisa e entrevistas para planejar os passos futuros. O que queremos o que poderemos realizar e como nos organizaremos em termos de ações administrativas e educacionais.
A auto avaliação deve ser um processo cíclico, de reflexão e autoconsciência institucional. Criativo e renovador de análise e síntese das dimensões que definem a instituição. Um processo em que quem participa conquista direitos.
A avaliação engloba dimensões como ensino, produção acadêmica, extensão e gestão universitária, e seus índices são expressos quantitativa e qualitativamente. As dimensões avaliadas são:
- Missão, Plano de Desenvolvimento Institucional;
- Políticas para o ensino, a pesquisa, a pós-graduação, a extensão;
- Responsabilidade social da instituição, considerada especialmente no que se refere à sua contribuição, e relação à inclusão social e ao desenvolvimento econômico social;
- Comunicação com a sociedade;
- Políticas de pessoal, de carreira do corpo docente e corpo técnico-administrativo e as condições de trabalho;
- Organização e gestão da instituição;
- Infraestrutura física, especialmente a de ensino e de pesquisa, biblioteca, recursos de informação e comunicação;
- Planejamento e avaliação, especialmente em relação aos processos, resultados e eficiência da auto avaliação institucional;
- Política de atendimento aos estudantes;
- Sustentabilidade financeira, tendo em viés o significado social da continuidade dos compromissos na oferta da educação superior.
Lei nº 10861 (14/04/04), art 11, institui a Comissão Própria de Avaliação (CPA).
Atribuições:
Coordenar e articular o processo interno de avaliação da IES;
Representantes de todos os segmentos da comunidade universitária e também da sociedade civil organizada.