Comunicado a comunidade acadêmica sobre as atividades de aprendizagem no regime especial do COVID-19.

Em virtude da prorrogação das aulas remotas iniciadas em 18 de março de 2020, a FESAR respeitando o compromisso com nossa comunidade e alinhado ao novo marco regulatório da Educação Superior, estabelecido pelo Ministério da Educação por meio das Portarias nº 343, de 17 de março de 2020, nº 345, de 19 de março de 2020 e nº 356, de 20 de março de 2020, em razão da crise causada pela propagação da COVID-19.

Para que isto seja feito no padrão esperado por nossos discentes, estamos, com todo cuidado, em um trabalho conjunto de professores, coordenações de cursos e coordenação pedagógica e Diretoria acadêmica, nos dedicando à adaptação do planejamento de aulas e do cronograma de atividades da aprendizagem. Todos esses pontos estão sendo alinhados para favorecer a aprendizagem e a melhor ambientação às tecnologias que estão sendo utilizadas para a realização das atividades.

Nossos professores estão atuando com grande empenho para tornar essa experiência de aprendizagem inovadora, ativa e significativa para seus alunos, com a certeza de primar pela qualidade de ensino ofertado presencialmente nesta IES.

Para o uso das Tecnologias digitais de informação e comunicação precisamos da contrapartida e compromisso dos senhores discentes, que exercendo a autonomia do seu aprendizado, deve manter-se conectado com os docentes e canais de aprendizagem ofertados. Sendo assim, faz-se indispensável que continuem acessando as salas de aulas virtuais no Google classe de aula, no caso do Curso de Direito, também o Sistema Faculdade e das atividades propostas para cada curso e disciplina de acordo com suas especificidades, podendo ser utilizadas as seguintes propostas:

  • Aulas expositivas dialogadas ao vivo no aplicativo Zoom ou hangout;
  • Estudo de casos;
  • Fórum de discussão;
  • Retorno das atividades realizadas para avaliação em formatos diversos, word, pdf, excel, vídeo;
  • Quiz online e exercícios pelo Google Forms;
  • Utilização da metodologia Sala de Aula Invertida, fornecendo previamente conteúdo como textos, listas de exercícios, temas para debate no Google Classroom e sugestões de vídeos de conteúdo do YouTube;
  • Gravação de vídeo com tutorial para explanação de conteúdos ou feedback das atividades enviadas;
  • Gravação de vídeo aula no Zoom que podem ser anexadas nas salas de aulas virtuais do Google classe de aula ou no YouTube.
  • Avaliações bimestrais serão realizadas, até segunda ordem, presencialmente quando retornamos do regime especial COVID-19.

 

Para registro e aferição de frequência do aluno serão consideradas as participações e realizações das atividades propostas.

Caso surjam dúvidas ou dificuldades para acessar as referidas páginas entrar em contato com o professor ou coordenador do respectivo curso.

A Biblioteca da IES volta as suas atividades de empréstimo e devolução, atendendo um número pequeno de alunos, respeitando as recomendações dos órgãos de saúde. Seu funcionamento acontece de segunda a sexta-feira das 08h00 às 12h00 e das 14h00 às 18h00 e no sábado das 08h00 às 12h00.

Cada coordenação de curso informará como serão computadas as atividades complementares nesse período, bem como a forma de desenvolvimento do Trabalho de Curso – TC.

Seguem algumas dicas para otimizar o seu estudo e convivência virtual.

  • Baixem todos os aplicativos e ferramentas digitais que serão utilizadas neste período de aulas remotas. Capacitem-se no uso das mesmas através dos tutoriais;
  • Acesse diariamente suas salas de aulas;
  • As aulas ao vivo serão ministradas no horário oficial da disciplina;
  • Organizem seu horário de estudo e realização das tarefas, evite o acúmulo;
  • Atentem-se as datas das aulas ao vivo, aos critérios e prazos de entrega das atividades;
  • Procurem locais tranquilos para realizarem as atividades e assistirem as aulas;
  • Exerça sua autonomia de aprendizado, seja proativo e busque materiais didáticos extras para contribuir no seu conhecimento;
  • E seja colaborativo, sabemos que ensinando aprendemos melhor e assim contribuímos com nossos colegas nas suas possíveis dificuldades.

 

Confiamos que, com o empenho e o espírito colaborativo de todos, possamos oferecer a melhor experiência educacional possível, nessas circunstâncias difíceis que estão a desafiar as sociedades do mundo inteiro.