Duas pesquisas orientadas pela Profa. Ma. Edlainny Araujo Ribeiro e realizadas por alunas do curso de biomedicina da faculdade FESAR, foram apresentadas e serão publicadas nos anais do Congresso de Ciência e Tecnologia da PUC-Goiás evento com amplitude nacional que neste ano apresentou o tema Inteligência artificial: a nova fronteira da ciência brasileira, definido pelo Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação. As alunas e a orientadora estão de parabéns pelos projetos que poderão proporcionar muitos benefícios para comunidade em geral.

A primeira pesquisa apresentada  foi  intitulada: Ocorrência de contaminações em leitos hospitalares por bactérias multirresistentes na Amazônia durante a pandemia de COVID-19, apresentada pelas discentes Andriele Luz Andrade e  Thais Luz Carneiro.  Essa pesquisa revelou que as altas taxas de microrganismos capazes de causar infecções graves encontradas nas superfícies de leitos avaliados, corroboram a necessidade de intervenções efetivas no processo de desinfeção em ambos hospitais. Portanto, é imprescindível a triagem de leitos para contaminação por cepas multirresistentes, além da adoção das boas práticas para controle, como a compilação de higiene ambiental e das mãos e culturas de vigilância.

Ocorrência de contaminações em leitos hospitalares por bactérias multirresistentes na Amazônia durante a pandemia de COVID-19.

A segunda pesquisa apresentada foi Disseminação de bactérias gram-negativas produtoras de carbapenemases em fluente hospitalar na Amazônia, Brasil, realizada pelas discentes: Graziele Talia Pereira da Silva; Jhessica Lorraynny Silva Carneiro; Iury Kezia Lustosa Da Silva Ferreira. Esta pesquisa revelou que as bactérias gram-negativas mais frequentes foram Pseudomonas aeruginosa, Burkholderia cepacia e Acinetobacter baumannii com resistência considerável aos carbapenêmicos e produção de carbapenemases que são enzimas que inativam medicamentos utilizados como umas das últimas opções terapêuticas em casos de infecções graves. Cabe ressaltar que se disseminados para o meio ambiente essas bactérias podem alterar a microbiota ambiental e causar grandes danos à saúde.

Disseminação de bactérias gram-negativas produtoras de carbapenemases em fluente hospitalar na Amazônia, Brasil.

Parabéns a todos os envolvidos.